Viver

O processo é sempre o mesmo e resume-se nisto: quem não consegue viver de acordo com a sua forma de pensar corre o risco de que o seu pensamento dê uma volta e se adapte à sua nova forma de viver...
(Paulo Geraldo)

Eu

Eu
Eu decidi há muito tempo nunca andar na sombra de alguém Se eu falhei, se eu fui bem sucedida, pelo menos eu vivi como eu acreditei. Não importa o que levem de mim, eles não podem tirar minha dignidade - Whitney Houston - Greatest Love Of All
Hoje eu saí de casa tão feliz, que nem me lembrei que em algumas horas a tristeza bate, me sacode e me faz sentir dores que eu não imaginava que continuavam ali.

Caio Fernando Abreu

Seguidores

sexta-feira, 5 de março de 2010

Cuidado com o que deseja...

Meu maior desejo era a verdade...sempre pedindo, sempre exigindo...ate que...finalmente ela veio...rsrsrs ela veio em forma de toques, de alertas, de avisos...até a fincada final...ops...doeu, mas agora sei...agora sei o que sou neste caminho, neste momento atual, nesta relação...finalmente eu sei...
(Solbarreto)
Pecado é provocar desejos e depois renunciar... - Renato Russo -

Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. O que é a verdade afinal? Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo" Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade. O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade (em inglês truth-bearer). Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagens formais. Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade. O modo como sabemos que estamos com dor de dente é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjetiva, talvez determinada pela introspecção. O fato do livro estar sobre a mesa é objetivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade)


9 comentários:

Ana Carvalho disse...

o desejo é uma faca de dois gumes.beijos




http://laislabonitta.blogspot.com/

Sofia Carvalho disse...

Lindo este blogue. Tenho que vir cá mais vezes "espreitar" este cantinho mágico. abraço

Alma Poética disse...

Desejo, e muito mais que o calor de uma fogueira, faz com nossos amores não sejam de brincadeira, é uma chama que invade o coração, me chamando querendo o meu amor, somente pra você... Desejo é imaginar um corpo nu, cavalgando sobre outro, em meia luz sentindo todo o prazer... Pois eh sei muito bem o que é isso como sempre sábia nas palavras... Te adoro Marquinhos

Sonia Schmorantz disse...

Obrigado pelo carinho das tuas visitas. Hoje não estou muito bem, mas não poderia deixar de vir te agradecer e desejar um ótimo fim de semana.
beijo

Anônimo disse...

Há tanto neste blog! Chega a ser "fácil" perdermo-nos em suas (no sentido figurado) nuances, achei sensacional... Identifiquei-me muito... Renato Russo, Nietzsche, Filosofia, Teoria do Caos... Adorei... A tão famigerada por uns, amada por outros, Verdade... Aposto que voltarei! Um grande Abraço e Bom final de semana, Solange.

Anônimo disse...

Gosto sempre dos teus posts =) Fantasticos!

S* disse...

Lindo. Só provoco se quiser pecar.

Otelice disse...

Muito bom o texto. Parabéns.

Unknown disse...

Querida,verdade é seu sistema de crenças...único e só seu, sua verdade não é a minha e nem a de mais ninguém...o que procuramos são os afins,tá aí a confusão do mundo...rs Mas saber o que queremos, nem sempre é o que conseguimos aceitar...dói, mas você é corajosa e forte! Adoro seu cantinho..passa lá no meu...bjs