(Solbarreto) Pecado é provocar desejos e depois renunciar... - Renato Russo -
Verdade significa o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. O que é a verdade afinal? Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo" Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade. O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade (em inglês truth-bearer). Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagens formais. Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade. O modo como sabemos que estamos com dor de dente é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjetiva, talvez determinada pela introspecção. O fato do livro estar sobre a mesa é objetivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Verdade)
9 comentários:
o desejo é uma faca de dois gumes.beijos
http://laislabonitta.blogspot.com/
Lindo este blogue. Tenho que vir cá mais vezes "espreitar" este cantinho mágico. abraço
Desejo, e muito mais que o calor de uma fogueira, faz com nossos amores não sejam de brincadeira, é uma chama que invade o coração, me chamando querendo o meu amor, somente pra você... Desejo é imaginar um corpo nu, cavalgando sobre outro, em meia luz sentindo todo o prazer... Pois eh sei muito bem o que é isso como sempre sábia nas palavras... Te adoro Marquinhos
Obrigado pelo carinho das tuas visitas. Hoje não estou muito bem, mas não poderia deixar de vir te agradecer e desejar um ótimo fim de semana.
beijo
Há tanto neste blog! Chega a ser "fácil" perdermo-nos em suas (no sentido figurado) nuances, achei sensacional... Identifiquei-me muito... Renato Russo, Nietzsche, Filosofia, Teoria do Caos... Adorei... A tão famigerada por uns, amada por outros, Verdade... Aposto que voltarei! Um grande Abraço e Bom final de semana, Solange.
Gosto sempre dos teus posts =) Fantasticos!
Lindo. Só provoco se quiser pecar.
Muito bom o texto. Parabéns.
Querida,verdade é seu sistema de crenças...único e só seu, sua verdade não é a minha e nem a de mais ninguém...o que procuramos são os afins,tá aí a confusão do mundo...rs Mas saber o que queremos, nem sempre é o que conseguimos aceitar...dói, mas você é corajosa e forte! Adoro seu cantinho..passa lá no meu...bjs
Postar um comentário