Uma série incrível, que vale a pena assistir, conta a história do maior revolucionário da América do Sul ( e que poucos conhecem...) o Libertador Simón Bolívar e sua Libertadora Manuela Saenz, sim porque por trás de uma grande homem sempre existe uma grande mulher, e essa foi uma grande mulher a frente do seu tempo, revolucionária, feminista e acima de tudo livre!
"- Se há algo que aprendi nesta vida é saber ler o que está acontecendo e antecipar o que está por vir...E acredite em mim, não é animador...E outra coisa que aprendi também de tudo isso é que as coisas não acontecem só porque a nomeamos... Nós pensamos que gritar que éramos livres, era o suficiente para sermos, mas já entendi que a liberdade, precisa ser aprendida, assim como a democracia, a igualdade e a ordem.
- Está dizendo que não estávamos pronto para o que fizemos!?
- Exatamente! E se não fizermos algo, nada daquilo chegará, nem ordem, nem soberania e muito menos a liberdade, pela qual tanto lutamos."
(Obs: esse trecho foi um dos que mais me encantou na série...creio que hoje carecemos de grande idealizadores)
"Quem se apaixona perde"
" Pensamos que bastava dar liberdade para as pessoas e enche-las de direitos, mas não souberam lidar com ela, no fundo ainda sentem falta de um rei que lhes diga o que fazer, não sabem lidar com a liberdade... Nós pensamos que bastava-lhes dar a liberdade...As pessoas não estão prontas..."
(Obs: outro trecho que me fez questionar se ainda hoje sabemos fazer uso da liberdade que temos...se realmente entendemos o real valor disso...)
"Minha alma vai com você, enquanto o meu corpo não te alcança"
PS: Ao final da serie, pesquisei mais sobre a Libertadora do Libertador e descobri que infelizmente no Brasil não se encontra material sobre essa mulher marcante e livre pensadora o que é uma pena, mas me faz buscar mais sobre ele em outras fontes e com isso enriquecer meu vocabulário na linguagem de sua pátria.
Vale a visita a essa pagina: https://papocultura.com.br/serie-bolivar-netflix-critica/