Viver

O processo é sempre o mesmo e resume-se nisto: quem não consegue viver de acordo com a sua forma de pensar corre o risco de que o seu pensamento dê uma volta e se adapte à sua nova forma de viver...
(Paulo Geraldo)

Eu

Eu
Eu decidi há muito tempo nunca andar na sombra de alguém Se eu falhei, se eu fui bem sucedida, pelo menos eu vivi como eu acreditei. Não importa o que levem de mim, eles não podem tirar minha dignidade - Whitney Houston - Greatest Love Of All
Hoje eu saí de casa tão feliz, que nem me lembrei que em algumas horas a tristeza bate, me sacode e me faz sentir dores que eu não imaginava que continuavam ali.

Caio Fernando Abreu

Seguidores

domingo, 4 de novembro de 2012

A carne e o sangue

" Talvez não haja, no âmbito das relações pessoais, conflitos tão pungentes e reveladores da natureza humana como os provocados pelo adultério"
- A carne e o sangue -



"Ao contrário do que pensava a corte, D. Pedro sofria por Domitila do sentimento paradoxal que é o amor. Disposição pouco sentimental que, e ao contrário do mito, é efémera, absolutista e autoritária. Amava-a de amor autenticamente selvagem, sem reconhecer limites, nem regras do direito, da moral e da religião. Amor que era espaço de licença, não de liberdade. E por obrigar-se a substituir o amor de devoção pelo amor de matrimônio, sofria. " Filha, quanto ás saudades e tudo quanto há que os amantes verdadeiros como nós sentem, eu sinto (...) Ah, filha, que fazer, como remediar nossos tormentos eu não sei. E desgraçadamente o remédio é sofrer.Paciência!" " 
- A carne e o sangue -
 






Me pergunto se D. Pedro tivesse optado pela carne ao invés do sangue que rumo a história teria e se teria sido mais feliz...
A verdade e que mesmo apos tantos anos e indiferente de quem seja a mesma decisão é tomada por muitos todos os dias...A carne ou o sangue? A moral ou os desejos? O poder ou o amor? Quantos de nós ainda optamos pela responsabilidade, pelo poder pelo comodismo ou pelo dinheiro ao invés do amor, do desejo e da paixão?
(SolBarreto)

Mulher de muitos tons

Sou uma mulher de muitos tons....
Muitos desejos, muitos mistérios,
Muitos amores, muitas tristezas,
Muitos sabores, muitos aromas.
Tudo isso me compõe ...
E me faz ser quem sou!
(SolBarreto)


sábado, 3 de novembro de 2012

Fale com ela


O filme conta duas historias em paralelo e que acabam se cruzando à medida que o tempo vai passando.
Uma das personagens e Lydia, uma toureira, uma mulher forte e decidida, mas com uma carência de amor e proteção tão grande quanto a sua coragem nas touradas. Ela esta em uma fase conturbada de sua vida, a separação do homem que ama esta abalando o seu mundo e é bem nesse momento que conhece Marco um repórter de viagens, (que vive amargurado com seus dilemas) que quer entrevista-la.
Lydia então se agarra a esse homem que parece carinhoso, protetor e solitário. Mas sua natureza forte ainda quer lutar por seu amor e ela se encontra divida entre os dois, talvez por estar com a mente sobrecarregada com tantas emoções e situações ou se por um acaso do destino, ela sofre um acidente em plena tourada e ai que sua historia se cruzam com a de Alicia (a outra personagem) uma jovem bailarina, que conheceu por acaso um rapaz... e que também sofreu um acidente.
Por estarem na mesma situação (ambas em coma) acabam ficando na mesma clinica. Lá Marco passa a viver seus dias e noites, na esperança que um dia Lydia volte à vida. Nesse local ele conhece um jovem enfermeiro, dedicado, atencioso e que acredita que pacientes em coma vivem, ouvem e entendem o que acontece ao seu redor.
Ele então percebe uma atenção e dedicação maior de Benigno por uma paciente da qual ele cuida exclusivamente, observa que ele conversa com a paciente todo o tempo, que a toca, que conta coisas do seu dia a dia, das pessoas ao sei redor e do que faz em seus momentos de folga. Os dois acabam se tornando grandes amigos e Marco então lhe conta da dificuldade que tem de se comunicar, se aproximar de Lydia, Benigno então sugere que ele fale com ela, que tente se comunicar de todas as formas possíveis, pois a mente é ainda um campo a ser totalmente descoberto, ainda é cheio de mistérios e surpresas. Em especial a mente das mulheres.
Quanto mais Marco tem contato com Benigno, mais e mais Marco vai se abrindo e com isso vendo as coisas e forma diferente, passa a prestar atenção a detalhes que antes lhe passavam desapercebidos como olhares, gestos, frases não transformadas em palavras, mas ditas em silencio com o próprio corpo. Percebe então que algo esta diferente quando encontra o antigo amor de Lydia no quarto dela e então ele conta o que Lydia não teve tempo de lhe contar no dia do acidente, ele então se lembra o que ela estava tentando dizendo no silencio das palavras, nas atitudes, no olhar...
No decorrer dos dias Marco se da conta do intenso amor de Benigno por Alicia e no que isso pode acarretar. Afinal, Benigno já amava a sua paciente antes do acidente e com ela aos seus cuidados o amor cresceu de uma forma incontrolável beirando a loucura. Marcos por fim decide voltar continuar sua vida ao perceber que sua presença ali já não faz mais sentido, mas se preocupa com Benigno e tenta aconselhá-lo a não fazer nenhuma bobagem ou loucura.
Um dia longe dali, vê no jornal a noticia da morte de Lydia, entra então em contato com a clinica para falar com Benigno e obter mais informações e descobre que aquilo que mais temia, já havia acontecido.
O amor sem controle de Benigno por Alicia havia chegado ao seu cume, à loucura total, ao amor desesperado e ensandecido!
E um filme forte, denso, com sentimentos conflitantes, situações levadas ao extremo por esse motivo, com personagens com dificuldades de comunicação cada um a sua maneira e por motivos internos e externos. Mas fica bem claro ao final que pelo menos um deles conseguiu abrir a mente para o que era importante e ele nunca havia se dado conta: A importância de se comunicar com as pessoas, a importância de se falar a verdade, a importância de se dizer o que sente as pessoas quando temos oportunidade, a importância de perceber o que as pessoas dizem mesmo quando não falam. 


OBS 1: Um trabalhinho da faculdade rsrs
OBS 2: O filme tem muito mais alem do sitado aqui, é bem ambíguo e cabe varias interpretações como todos os filmes de Almodóvar ao meu ver, mas o foco no trabalho (resumo) era a comunicação então sugiro que não levem ao pé da letra. - SolBarreto